Área abriga um dos mais importantes centros de pesquisa de bovinos do Brasil e fogo já dura três dias
Um incêndio de grandes proporções consumiu parte da mata nativa da Fazenda Experimental de Sertãozinho, um centro de pesquisas de bovinos. O fogo, que começou na sexta-feira, durou três dias e só foi controlado na manhã de ontem, ainda deixando fumaça intensa na região.
Combate ao Incêndio
Bombeiros, com o apoio de caminhões de usina e tratores, lutaram contra as chamas. A dificuldade de acesso ao local e a extensão do incêndio dificultaram o trabalho de contenção. O rebanho da fazenda precisou ser retirado para garantir a segurança dos animais.
Danos e Impactos
Cerca de 150 hectares de mata nativa, em uma área de aproximadamente mil hectares, foram atingidos pelo fogo. A fumaça intensa afetou a visibilidade na rodovia que corta a fazenda, causando transtornos ao trânsito. A diretora do Instituto de Zotequilha, Renata Branco, destacou a importância do local como referência em pesquisa e lamentou os danos à fauna e flora da reserva biológica, considerada o "pulmão" de Sertãozinho. Os prejuízos ainda estão sendo avaliados.
Leia também
Prevenção e Conscientização
Carlos Tonani alertou para os riscos de incêndios em áreas de vegetação seca, enfatizando a necessidade de conscientização da população. Atitudes simples, como o descarte correto de cigarros e lixo, podem evitar novos desastres. A prevenção é fundamental para proteger a fauna, a flora e o importante centro de pesquisas.