Chamas começaram começaram na tarde de quarta (31) e rapidamente se alastraram; ninguém se feriu, mas aulas foram suspensas
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro na tarde de ontem, por volta das 16h. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo o laboratório de zoologia e causando significativos prejuízos materiais.
Prejuízos e danos
Apesar de não haver vítimas, os danos materiais foram consideráveis. Uma coleção de zoologia, equipamentos de pesquisa, microscópios, freezers, computadores e um acervo de animais empalhados desde 1960, utilizados em aulas de graduação e pós-graduação, foram perdidos. A perda de materiais didáticos de biologia também é significativa, incluindo um raro peixe da Antártida e animais marinhos.
Combate ao incêndio e investigação
Funcionários do instituto tentaram controlar as chamas inicialmente, mas acionaram os bombeiros após o fogo se alastrar. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalharam por quatro horas para controlar o incêndio, que atingiu cerca de 30% do prédio. A suspeita é de que um problema elétrico tenha iniciado o incêndio. A fumaça tóxica liberada pela queima de materiais obrigou a evacuação do prédio.
Leia também
- Corpo de menino de 9 anos que se afogou em mina de argila em Rio Claro é enterrado nesta quarta (5)
- Jovens morrem após empinarem moto e baterem contra poste em Rio Claro
- Indenização por demora em diagnóstico: Rio Claro deve indenizar paciente que sofreu complicações por demora em diagnóstico de apendicite
Consequências e próximos passos
As aulas foram suspensas e ainda não há previsão para a sua retomada. Uma investigação está em andamento para determinar a causa exata do incêndio e avaliar a extensão total dos danos. A Unesp deverá realizar um levantamento completo dos prejuízos causados pelo incidente.



