CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Incêndio destrói propriedade de sitiante em Buritizal

João Lúcio Pinto perdeu a casa, a plantação e até mesmo animais para o fogo; pequenos produtores sofrem com queimadas na região
Incêndio destrói propriedade de sitiante
João Lúcio Pinto perdeu a casa, a plantação e até mesmo animais para o fogo; pequenos produtores sofrem com queimadas na região

João Lúcio Pinto perdeu a casa, a plantação e até mesmo animais para o fogo; pequenos produtores sofrem com queimadas na região

Os incêndios continuam causando destruição significativa na região de Ribeirão Preto. Um sitiante de Buritizal teve sua casa completamente destruída pelo fogo que consumiu uma grande área na tarde de ontem. João Lúcio Pinto, Incêndio destrói propriedade de sitiante em Buritizal, verdureiro e morador local, perdeu não apenas o imóvel onde vivia com a família, mas também os animais que criava, a horta destinada à venda de verduras e legumes na cidade, além de quatro veículos usados para o transporte das mercadorias. Móveis e eletrodomésticos também foram consumidos pelas chamas.

João Lúcio ainda está contabilizando os prejuízos, e a família atrásra enfrenta o desafio de recomeçar do zero. Segundo ele, a destruição foi total e o fogo avançou rapidamente, não dando tempo para tentar salvar os bens.

“Sortei alguns cachorros, sortei dois porcos, mas o restante não deu. Até a roupa, tudo lá dentro, não deu para acudir nada. Vem muito rápido, não tem como fazer nada.”

Além da perda da casa e dos animais, a plantação de verduras foi destruída e terá que ser replantada. A fiação da bomba d’água, a borracha e toda a instalação da irrigação também foram comprometidas. João Lúcio afirmou que, apesar das perdas materiais, a família está recebendo ajuda de pessoas solidárias e confia em força para recomeçar.

“Deus dá força para a gente. Nesse momento também tem muita gente boa que ajuda a gente. Não precisa de muita ajuda.”

Ele ressaltou ainda que, felizmente, ele e os filhos não sofreram ferimentos durante o incêndio.

“Graças a Deus, nós também, que é importante a vida da gente, das criações. O resto é Deus que vai organizando para a gente.”

Incêndio e condições climáticas: O fogo se alastrou rapidamente pelo canavial às margens da estrada vicinal que liga Buritizal a Igarapava. A fumaça densa tomou conta da pista, obrigando o desvio do trânsito devido à baixa visibilidade. O coordenador da Defesa Civil de Buritizal, Gabriel Gomes, explicou que ventos superiores a 50 quilômetros por hora, o tempo seco e a ausência de chuvas contribuíram para o cenário devastador.

Segundo Gabriel, a equipe da Defesa Civil foi acionada para conter o incêndio próximo ao sítio afetado. Bombeiros e voluntários também participaram das ações de combate às chamas.

“Estamos vivendo uma situação de ventos esporádicos acima de 50 quilômetros por hora. A umidade relativa do ar está abaixo de 20%, chegando a 12%, o que caracteriza um clima de deserto. A seca já dura quase 130 dias.”

<

Ele relatou que, ao chegar ao local, o fogo estava relativamente controlado, mas ao descer para áreas mais baixas, as chamas se intensificaram, ameaçando áreas de mata e propriedades próximas.

“Quando chegamos aqui em cima, já tinha lambido toda essa área, cruzado a pista e estava descendo uma área de mata. Graças a Deus, as crianças que ficam aqui estavam na escola, então ainda temos que agradecer que não houve perdas humanas.”

<

Impactos na região: O incêndio de grandes proporções gerou uma densa fumaça que se espalhou pela região, chegando até a área urbana de Ribeirão Preto. Na manhã desta quinta-feira, moradores da região norte da cidade já relataram a presença intensa de fumaça e o forte cheiro de queimado. Esse cenário tem se repetido desde o início da semana, causando desconforto e preocupação entre a população local.

As autoridades alertam para o risco elevado de novos focos de incêndio devido às condições climáticas adversas, com baixa umidade e ventos fortes, que dificultam o controle das chamas e aumentam a propagação do fogo.

Medidas e orientações: Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários permanecem em alerta para atuar em eventuais novos focos de incêndio na região. A população é orientada a evitar queimadas e a informar imediatamente às autoridades sobre qualquer sinal de fogo para que a resposta seja rápida e eficaz.

Além disso, é recomendado que moradores evitem sair de casa em áreas afetadas pela fumaça intensa, especialmente pessoas com problemas respiratórios, crianças e idosos, para minimizar os riscos à saúde.

Informações adicionais

Até o momento, não foram divulgados dados oficiais sobre a extensão total da área atingida pelo incêndio nem sobre o número de propriedades afetadas. As autoridades continuam monitorando a situação e reforçando as ações de prevenção e combate ao fogo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.