Segundo a promotora do Gaema, testemunhas ouvidas durante as investigações confirmam ter visto o fogo sendo provocado
Investigação sobre novo incêndio na Estação Ecológica de Jatay:
Suspeitos e Inquérito
O Ministério Público investiga um novo incêndio na Estação Ecológica de Jatay, com suspeitas de que o fogo tenha sido provocado por motociclistas na região de São Carlos. Testemunhas confirmaram ter visto o fogo sendo iniciado, segundo a promotoria do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente). Apesar disso, os suspeitos ainda não foram identificados, mas o Gaema espera identificá-los em breve. Um incidente similar ocorreu em atrássto, onde um homem foi detido, mas liberado posteriormente, após ser suspeito de iniciar uma queimada que se alastrou. A Polícia Ambiental informou que ele seria multado, mas o valor não foi divulgado.
Extensão do Incêndio e Ações de Combate
A área atingida pelo incêndio ainda está sendo calculada, mas estima-se que cerca de 2 mil hectares foram afetados em três dias, mais da metade da área atingida pelo incêndio anterior (3.800 hectares em 10 dias). O capitão da Polícia Ambiental de Oguaraújo afirmou que as investigações começaram, e que há imagens aéreas e informações de satélites que indicam o provável ponto de partida do fogo em São Carlos. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Fundação Florestal monitoram a região após o controle das chamas, e medidas de prevenção estão sendo discutidas.
Leia também
Outros Incêndios e Prejuízos
Além do incêndio em Jatay, outros focos de incêndio foram registrados. Em Dobrados, um incêndio em um carnavial se alastrou devido ao vento forte, chegando próximo a casas no bairro Padre Cícero. O fogo foi controlado por brigadistas antes de causar danos maiores. Outro incêndio atingiu o centro de pesquisa de bovinos de corte do Instituto Dizout, em Sertãozinho, bloqueando a Rodovia Carlos Tonani. Apesar do bloqueio e do susto, os animais foram levados para segurança e o fogo foi controlado. A extensão dos danos ainda não foi calculada, mas o local, referência em melhoramento genético, já havia sofrido um grande incêndio em 2019.
As autoridades trabalham para apurar as responsabilidades e prevenir novos incidentes, reforçando a importância da preservação ambiental e a necessidade de medidas eficazes para combater incêndios florestais.



