Apesar do item não ser mais obrigatório, ele pode evitar danos maiores nos automóveis
Dois incêndios em veículos causaram caos no trânsito de Ribeirão Preto na manhã desta [data]. Os incidentes, registrados em avenidas movimentadas, geraram congestionamentos e atrasos no transporte público.
Incêndio em Posto de Combustíveis na Avenida Francisco Junqueira
O primeiro incidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã em um posto de combustíveis na Avenida Francisco Junqueira, no cruzamento com a Rua Tibiriçá. Segundo relatos, o proprietário de uma Kombi, identificado como o empreiteiro Antônio Palusse, de 70 anos, havia acabado de abastecer o veículo quando percebeu o início das chamas ao tentar dar a partida. Em um ato de bravura, Palusse, com a ajuda do frentista Marco Antônio Borges, empurrou a Kombi em chamas para longe das bombas de gasolina, evitando uma tragédia maior.
“O cliente tinha acabado de abastecer R$ 50 de combustível. De repente começou a pingar fogo por baixo da Kombi. Foi muito rápido, coisa de segundos, o fogo se alastrou pela Kombi inteira”, relatou o frentista Borges. Apesar dos esforços, a Kombi foi completamente consumida pelo fogo. O incidente causou um grande congestionamento nas avenidas Francisco Junqueira e Fábio Barreto, bem como na rotatória Minca Liu, afetando o fluxo de veículos em pleno horário de pico.
Leia também
Fogo em Kombi na Avenida John Fiusa
Simultaneamente, outro incêndio em veículo complicava o trânsito na zona sul da cidade. No cruzamento das avenidas John Fiusa e José Adolfo Bianco Molina, uma Kombi pegou fogo enquanto transportava três funcionários. O jardineiro José Zito Figueiredo, condutor do veículo, suspeita que a causa do incêndio possa ter sido um cilindro de GNV desativado. “Tava fechado, né, mas vai que estava vazando alguma coisa, não sei”, disse Figueiredo.
Figueiredo confirmou que o cilindro não estava ativo e que ele estava utilizando gasolina normal. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente, mas a Kombi teve sua parte dianteira destruída pelas chamas.
Importância da Manutenção Preventiva
O sargento do Corpo de Bombeiros, Fernando Alves, enfatizou a importância da manutenção periódica dos veículos para evitar esse tipo de ocorrência. Ele também ressaltou que o extintor de incêndio, embora não seja mais obrigatório, pode ser crucial para conter as chamas em um princípio de incêndio, permitindo que o proprietário aja rapidamente enquanto aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros. “Se for um princípio de incêndio, coisa pequena, ainda dá tempo dele acionar o extintor e extinguir as chamas”, orientou o sargento Alves.
Apesar dos transtornos causados, ambos os incidentes não resultaram em feridos.



