CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Incêndios nas regiões de Ribeirão e Franca interromperam o fornecimento de energia em 127 ocasiões

Balanço da CPFL inclui o período de janeiro a junho; em todo o ano passado foram 353 ocorrências do tipo
Incêndios Ribeirão Franca
Balanço da CPFL inclui o período de janeiro a junho; em todo o ano passado foram 353 ocorrências do tipo

Balanço da CPFL inclui o período de janeiro a junho; em todo o ano passado foram 353 ocorrências do tipo

As queimadas têm causado grandes transtornos na região de Ribeirão Preto e Franca. De acordo com balanço da CPFL, foram registradas 127 interrupções no fornecimento de energia elétrica no primeiro semestre de 2023, um número que preocupa as autoridades e a população.

Impacto das Queimadas na Rede Elétrica

O levantamento da CPFL Paulista considerou interferências na rede de distribuição causadas por incêndios de todas as proporções, em áreas urbanas ou rurais. Entre janeiro e junho deste ano, as cidades mais afetadas foram Ribeirão Preto (26 casos), Franca (22), Bebedouro (9), Colina (8) e Jardinópolis (7). Comparando com o mesmo período do ano passado (154 interrupções), houve uma queda de 17%, mas o índice ainda é considerado alto.

Dificuldades no Conserto e Prevenção

O gerente de operações da CPFL, Osimar Benzat, explica que a distância do incêndio dificulta o conserto. Incêndios a até 100 quilômetros de distância podem causar interrupções em várias cidades devido à extensão das linhas de transmissão. Postes de madeira são mais vulneráveis, mas mesmo os de concreto não estão imunes a danos causados pelas chamas. A principal forma de prevenção é evitar o uso do fogo, principalmente em períodos de seca e calor intenso. Manter faixas de contenção próximas às linhas de transmissão também é crucial para evitar a propagação do fogo.

Prejuízos e Conscientização

Além dos prejuízos financeiros e do transtorno causado pelas interrupções de energia, as queimadas representam um grave risco à saúde pública e ao meio ambiente. A ação humana é a principal causa desses incêndios, sendo importante reforçar a conscientização sobre os perigos e a ilegalidade da prática. A prevenção, por meio da responsabilidade individual e coletiva, é fundamental para reduzir significativamente o número de ocorrências e seus impactos negativos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.