CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Índice de abstenção mostra falsa sensação de engajamento nas eleições

Guilherme Nali e Marcelo Fontes comentam primeiro turno nas cidades da região. Clique e ouça o 'De Olho na Política'
abstenção eleitoral
2026 tem eleições nacionais - divulgação

Guilherme Nali e Marcelo Fontes comentam primeiro turno nas cidades da região. Clique e ouça o ‘De Olho na Política’

Neste domingo (2 de outubro), o Brasil foi às urnas para o primeiro turno das eleições. Em Ribeirão Preto, a apuração dos votos trouxe resultados interessantes, com a reeleição de políticos tradicionais e a emergência de novas forças políticas.

Eleições em Ribeirão Preto: Câmara Federal

Na disputa para deputado federal, o destaque ficou por conta da reeleição de Baleia Rossi (MDB) e Ricardo Silva (PSD), ambos com expressiva votação na região. Em Ribeirão Preto, Ricardo Silva obteve 28.577 votos, enquanto Baleia Rossi recebeu 19.977 votos. Arnaldo Jardim (Cidadania) também foi reeleito, com 13 mil votos. A deputada Carla Zambelli (PL), apesar de natural de Ribeirão Preto, teve sua carreira política construída em outra região e conquistou 15.877 votos na cidade. Outros candidatos como Guilherme Boulos (PSOL) e Zac Antunes (PT) também obtiveram um número considerável de votos, demonstrando a diversidade política da região.

Análise Política: Um Cenário de Reforço e Novas Possibilidades

A cientista política Der Cavalhe analisou os resultados, destacando a consolidação dos políticos de carreira e a ausência de novos candidatos com força suficiente para desafiar a hegemonia dos nomes tradicionais. A alta votação de candidatos que não são de Ribeirão Preto, como Ricardo Salles, foi atribuída à influência da eleição presidencial e à tendência de voto em candidatos com maior visibilidade nacional. A forte representatividade do PL na Câmara Federal, aponta para um cenário desafiador para o próximo governo, independentemente do vencedor, em termos de governabilidade. A bancada do PT, como segunda maior, também indica uma polarização que se reflete na composição da Câmara.

A análise também abordou o desempenho de vereadores de Ribeirão Preto que concorreram a deputado federal. Apesar da expressiva votação de alguns, nenhum deles conseguiu se eleger. A cientista política ressaltou que a visibilidade em eleições municipais nem sempre garante o mesmo sucesso em disputas estaduais ou federais. A proximidade de Baleia Rossi com Simone Tebet (MDB) foi considerada um fator de fortalecimento para sua carreira política nacional.

Por fim, a análise do primeiro turno das eleições para governador de São Paulo mostrou uma diferença significativa entre os candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), com Tarcísio obtendo uma vantagem considerável, mesmo em Ribeirão Preto. Essa diferença acentuada sugere uma tendência para o segundo turno.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.