Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto
Indústria Brasileira Mostra Sinais de Recuperação
O índice de confiança da indústria, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, atingiu 90,7 pontos em junho, apresentando um crescimento de 1,2 pontos em relação ao mês anterior. Para Nelson Rocha Augusto, esse resultado positivo é um sinal animador, principalmente considerando a situação do setor desde 2014, marcada por constantes quedas.
Fatores que Contribuíram para a Alta
Apesar do baixo consumo interno, as exportações de produtos industriais, especialmente na indústria automobilística e no setor de eletroeletrônicos, têm desempenhado um papel crucial na sustentação da indústria. A utilização de recursos do FGTS inativo na compra de eletroeletrônicos também contribuiu para esse cenário. Outro dado relevante é o aumento da utilização da capacidade instalada, que passou de 74,2% para 74,9%, marcando o terceiro mês consecutivo de alta.
Expectativas para o Futuro
Com a indústria mostrando sinais positivos e o bom desempenho da agricultura no primeiro trimestre, há um certo otimismo em relação à recuperação da economia brasileira. A expectativa é que, com uma futura redução da taxa de juros, a economia ganhe mais impulso e se recupere. Embora o cenário ainda esteja longe do ideal, a melhora sutil, porém consistente, nos indicadores industriais é um bom presságio para o segundo semestre de 2023. A redução da ociosidade industrial é um fator que reforça essa expectativa de recuperação.
Leia também
O índice de confiança industrial demonstra uma tendência positiva, sugerindo que a economia brasileira superou o pior momento e está em processo de recuperação gradual. Embora a situação ainda não seja ideal, a combinação de crescimento nas exportações, aumento da utilização da capacidade industrial e a expectativa de redução da taxa de juros contribuem para um cenário mais otimista para os próximos meses.