CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice de desenvolvimento aponta Franca como uma das melhores cidades paulistas

Apesar da crise econômica, 'Terra do Calçado' teve boa avaliação na saúde, renda, escolaridade e emprego
desenvolvimento melhores cidades paulistas
Apesar da crise econômica, 'Terra do Calçado' teve boa avaliação na saúde, renda, escolaridade e emprego

Apesar da crise econômica, ‘Terra do Calçado’ teve boa avaliação na saúde, renda, escolaridade e emprego

Franca se destaca no cenário nacional, mesmo em tempos de crise econômica, impulsionada principalmente pela força da indústria calçadista. Os números de contratação de pessoas têm se mantido positivos, com um saldo de 6.100 empregos formalizados entre janeiro e junho, figurando como a maior geração de vagas no país. A cidade, com seus 342 mil habitantes, também se sobressai pela qualidade dos serviços prestados.

Destaque no Ranking Firjan

Em um ranking nacional que avaliou 4.688 municípios brasileiros (de um total de 5.500), Franca conquistou a 50ª posição. No estado de São Paulo, o município ocupa o 15º lugar. Os dados foram reunidos pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e analisam números referentes à escolaridade, renda, saúde e economia, tendo como ano base 2013.

Avanços na Saúde e Desafios na Renda

David Silveira, diretor da Indústria, Comércio e Serviços de Franca, comentou sobre o boletim da Firjan, destacando a evolução da cidade no quesito saúde e expectativa de vida. No entanto, ele ressalta que a renda per capita, apesar de apresentar melhora, ainda precisa avançar. Ele enfatiza que Franca sempre se destacou nos índices de saúde e educação, tanto no índice Firjan quanto no IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), superando a média estadual e nacional em qualidade e expectativa de vida.

Crescimento Econômico e Empreendedorismo

Em 2008, quando as análises começaram, o Produto Interno Bruto (PIB) de Franca era de R$ 3,791 milhões. Cinco anos depois, esse número saltou para R$ 7,342 milhões. David Silveira aponta que diversas ações ainda são necessárias para melhorar a vida dos moradores, citando o aumento no número de micro e pequenas empresas, que ajudou a fortalecer a economia local. O número de CNPJs quase dobrou, passando de 23 mil em 2009 para 45 mil em 2015, refletindo o crescimento do empreendedorismo na cidade, impulsionado também pelos microempreendedores individuais (MEIs).

O conjunto de projetos que apoiam e fortalecem esses indicadores e o empreendedorismo local contribui para que Franca se posicione entre as melhores cidades do país. Outra cidade que se destacou no ranking, com 118 mil habitantes, ocupa a terceira posição no ranking estadual.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.