Entre segunda-feira e sábado a taxa oscilou entre 44% e 48%
Ribeirão Preto apresentou índices de isolamento social abaixo de 50% na primeira semana de junho, variando entre 44% e 48%. Esse cenário era esperado devido à flexibilização das medidas de restrição, que permitiu a retomada das atividades em comércios, escritórios e shoppings, fazendo com que muitas pessoas retornassem ao trabalho e ao consumo. O maior índice registrado na semana foi de 48%, no último sábado.
Isolamento em outras cidades da região
Outras cidades da região também registraram índices de isolamento abaixo do recomendado. Barretos, que já apresentava baixos índices antes da flexibilização, oscilou entre 40% e 41%. Bebedouro começou a semana com 50%, considerado satisfatório pelo governo paulista, mas caiu para 46% no sábado. Franca e Sertãozinho apresentaram índices semelhantes, entre 45% e 46%. Os dados foram obtidos por meio de um sistema de monitoramento inteligente que utiliza dados de telefonia móvel.
Aumento de casos e a possibilidade de retrocesso
Apesar da flexibilização, a primeira quinzena de junho registrou um aumento considerável nos números da Covid-19 na região, com elevação no número de mortes e confirmações de casos. Essa sobrecarga no sistema de saúde pode levar a um retrocesso nas medidas de flexibilização.
Leia também
Recomendações e próximos passos
O governo paulista deve anunciar na próxima quarta-feira novas medidas, que podem incluir a retomada do plano de flexibilização ou o retorno das restrições para serviços não essenciais. A recomendação é que a população saia de casa apenas para o estritamente necessário, respeitando o distanciamento social e utilizando corretamente as máscaras. O uso inadequado das máscaras tem sido observado, principalmente em áreas centrais, comprometendo a eficácia da prevenção.



