Nesta quarta-feira (10) a regional de Ribeirão retrocedeu uma etapa na abertura do comércio por conta do aumento de casos
Ribeirão Preto ultrapassou 2.000 casos de Covid-19 e registrou 53 óbitos, segundo dados divulgados pela CBN Ribeirão. A taxa de ocupação de leitos de hospital também é preocupante.
Ocupação Hospitalar Crítica
Dos 303 leitos disponíveis para pacientes com Covid-19, 223 estão ocupados: 91 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 132 em enfermaria. Isso representa aproximadamente 75% da capacidade de internação, um cenário que exige atenção imediata.
Decisão de Lockdown e Reações
O aumento significativo de casos nas últimas semanas levou o governo de São Paulo a decretar o fechamento de serviços não essenciais em Ribeirão Preto. O prefeito, Duarte Nogueira, justificou a medida com base nesses números alarmantes. A cidade registrou um aumento de 76,7% no número de óbitos no período analisado. A Associação Industrial e Comercial de Ribeirão Preto (ACIRP), por meio de seu presidente Dorival Balbina, manifestou contrariedade ao fechamento do comércio, argumentando que os números de óbitos em Ribeirão Preto são baixos em comparação com outras cidades do estado de São Paulo.
Leia também
Perspectivas e Próximos Passos
Comércios de rua, shoppings, concessionárias e escritórios voltaram a fechar na segunda-feira seguinte à publicação desta reportagem. Uma nova avaliação da situação será realizada em duas semanas, para decidir se o comércio poderá reabrir após 29 de junho. A colaboração de todas as cidades da região é crucial para o controle da pandemia, considerando a população de 1,5 milhão de habitantes na divisão regional de saúde.



