CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice de reajuste dos contratos de aluguel tem aumento acentuado em dezembro

IGPM vai fechar o ano em 7,3%; valor representa o dobro da inflação oficial do país
reajuste aluguel
IGPM vai fechar o ano em 7,3%; valor representa o dobro da inflação oficial do país

IGPM vai fechar o ano em 7,3%; valor representa o dobro da inflação oficial do país

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o índice de reajuste de aluguéis subiu de 0,3% em novembro para 2,9%. No entanto, essa mudança afeta apenas contratos já existentes, como explica o economista Luciano Nakabache.

IGPM e seus impactos

O IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) é um indicador amplo que considera preços ao consumidor e ao atacado. Em contratos de aluguel, o IGPM é usado como indexador, reajustando o valor anualmente. Contudo, contratos novos não são afetados pelo IGPM.

Alta do IGPM e seus reflexos

Com alta de 7,3%, o IGPM em 2023 dobrou a inflação oficial. A valorização do dólar impactou os preços do atacado, afetando produtos como a carne vermelha. Apesar disso, Nakabache afirma que o impacto no consumidor é menor, já que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é mais relevante para a população de baixa renda.

Perspectivas para 2024

O economista prevê que o IPCA permanecerá controlado nos próximos meses, com expectativa de fechamento abaixo de 4% em 2023. Para 2024, a projeção é de um IPCA controlado, com impacto mínimo para o consumidor devido ao aumento do IGPM.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.