CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índices de furtos e roubos aumentam 23% no mês de janeiro em Ribeirão Preto

Especialista em segurança, Marco Aurélio Gritti, afirma que a cidade segue uma tendência do estado e que os índices devem cair
furtos e roubos
Especialista em segurança, Marco Aurélio Gritti, afirma que a cidade segue uma tendência do estado e que os índices devem cair

Especialista em segurança, Marco Aurélio Gritti, afirma que a cidade segue uma tendência do estado e que os índices devem cair

Ribeirão Preto registra aumento significativo nos índices de criminalidade, principalmente furtos e roubos, causando preocupação entre os moradores. Em janeiro de 2022, houve um crescimento superior a 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A onda de assaltos em Ribeirão Preto

O aumento da violência tem afetado a rotina dos ribeirão-pretanos. Um recente assalto a um grupo de amigos na zona norte da cidade, registrado por câmeras de segurança, ilustra a ousadia dos criminosos. O empresário Marco Aurélio de Andrade, vítima do assalto, relatou a experiência traumática, descrevendo a ameaça com arma de fogo e a reação do grupo para escapar dos ladrões. Ele destaca o valor sentimental de uma correntinha roubada, presente de sua avó.

Números alarmantes: furtos de veículos e bicicletas

Os dados da Secretaria de Segurança Pública são preocupantes. Em janeiro de 2022, foram registrados 675 furtos (aumento de 27% em relação a janeiro de 2021) e 179 roubos. A zona sul tem sofrido com furtos de bicicletas em condomínios, com quase 50 unidades levadas desde novembro. Os carros também são alvo frequente, com 200 veículos roubados ou furtados em janeiro, 57 a mais que no mesmo mês do ano anterior. William de Freitas Laveço, vítima de furto de veículo, relata o sentimento de impotência e frustração após o crime.

Análise da situação e perspectivas futuras

A Secretaria de Segurança Pública afirma que as polícias civil e militar trabalham em conjunto para reduzir a criminalidade, intensificando o policiamento ostensivo e preventivo. Apesar da prisão de quase 200 pessoas e recuperação de 87 veículos em janeiro, o aumento dos crimes é significativo. O especialista em segurança Marco Aurélio Gritte explica que Ribeirão Preto acompanha uma tendência estadual de aumento nos crimes contra o patrimônio, com redução nos crimes contra a vida. Ele aponta fatores como a facilidade de furtos em áreas comerciais e o aquecimento do mercado de veículos usados como contribuintes para o problema. A integração de gestão de pessoas e tecnologia na segurança pública é apontada como crucial para combater a criminalidade de forma eficaz. Apesar do aumento nos índices, há indícios de que ações policiais e estratégias de segurança podem, a longo prazo, contribuir para a estabilidade e redução da criminalidade na cidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.