Na quarta e quinta-feira (24) apenas 41% da população ficou em casa; recorde na cidade é de 56%
Ribeirão Preto apresenta baixos índices de isolamento social
Isolamento abaixo do recomendado
Pelo segundo dia consecutivo, apenas 41% dos moradores de Ribeirão Preto permaneceram em casa, segundo dados do sistema de monitoramento inteligente do governo de São Paulo. Esse índice, registrado na quarta e quinta-feira, coloca a cidade entre as que apresentam as menores médias de isolamento do estado.
Preocupação com a reabertura do comércio
O médico infectologista Valtis Bolela, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, demonstra preocupação com a baixa adesão ao isolamento e com a decisão de algumas cidades da região de reabrir o comércio durante a quarentena. Mesmo com a maioria da população sem trabalhar, a compreensão da importância do isolamento social ainda é insuficiente, segundo o médico.
Isolamento em todo o estado
O sistema de monitoramento inteligente registrou um índice de isolamento social de 48% em todo o estado de São Paulo na quinta-feira. Vale lembrar que a recomendação para um isolamento eficaz contra o avanço do coronavírus é de 70%, sendo que pelo menos 50% é considerado um bom índice de proteção.
A persistência de baixos índices de isolamento social em Ribeirão Preto e em outras regiões preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a importância da conscientização da população para o controle da pandemia.



