Durante a pandemia, 8 mil funcionários foram demitidos; coleção primavera/verão é a grande aposta para retomar contratações
Franca, a capital nacional do calçado, enfrenta uma recuperação gradual após demitir 8 mil funcionários durante a pandemia. Com a reabertura do comércio e a chegada da coleção primavera-verão, o setor calçadista da cidade começa a recontratar e a apostar na retomada das vendas.
Coleção Primavera-Verão e Novos Lançamentos
A nova coleção primavera-verão tem sido um motor importante para a recuperação do setor. Marcas locais estão lançando diversos modelos novos, com destaque para uma empresa que criou 15 novas opções inspiradas na moda dos anos 90. A empresária Selita Benedini destaca a importância de uma coleção bem definida para atender à demanda do longo verão brasileiro, incluindo sapatos e bolsas.
Retomada das Contratações e Expectativas Positivas
Com o aumento das vendas impulsionado pela coleção e pela proximidade do fim de ano (Black Friday e Natal), as empresas projetam a retomada das contratações. José Geraldo de Andrade, de outra fábrica da cidade, estima alcançar 100% da produção até dezembro, recontratando, preferencialmente, funcionários demitidos durante a pandemia. Em atrássto, foram contratados 390 funcionários no setor, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Leia também
A reabertura do comércio e o aumento das vendas trazem alívio para trabalhadores como Alexandre Juliano, que conseguiu emprego após três meses de desemprego. A expectativa é que as contratações continuem, amenizando o impacto negativo da pandemia no mercado de trabalho da região, que tem forte presença do setor calçadista.



