Ouça a coluna ‘CBN Sabor’, com Fernando Kassab
Olá ouvintes da CBN Ribeirão! Recentemente, comentei sobre a inspiração que a indústria tem encontrado nas nossas sobremesas de infância, nos sabores doces que nos acompanham desde pequenos, e como essa investida tem sido bem-sucedida. Basta observar ao redor.
O Impacto da Crise e a Resiliência do Setor Alimentício
Infelizmente, temos falado com frequência sobre a crise e suas dificuldades. Um dos segmentos que mais sofre é o da alimentação, que envolve prazer, lazer e necessidade. Quando a situação aperta, é preciso controlar os gastos para não exagerar no supérfluo. A alimentação sofre em toda a cadeia, desde a produção no campo até a mesa, passando pela mão de obra.
A Boa Notícia dos Doces Brasileiros
Estive reunido informalmente com produtores de doces brasileiros e fiquei feliz com o que ouvi. Apesar da crise, eles não perderam um grama de leite, açúcar ou fruta. Doces como pé de moleque, cocada, quindim e frutas cristalizadas estão vivendo um bom momento. Os produtores com quem conversei, principalmente em Minas Gerais e São Paulo, estão felizes e até desenvolvendo novos produtos.
Leia também
O Segredo do Sucesso
A explicação para esse sucesso é que muitos consumidores deixaram de comprar doces de inspiração internacional, como mil folhas e doces à base de chantilly, e voltaram a consumir doces brasileiros, como Romeu e Julieta, cocada e frutas cristalizadas. Essa é uma ótima notícia e uma inspiração para outros segmentos da alimentação.
A torcida é para que essa situação continue assim. Se houver uma redução, que não afete o emprego e a renda. A indústria dos doces brasileiros vai bem, e esperamos que continue assim. Um ótimo fim de semana a todos, com moderação no açúcar! Voltamos na semana que vem na CBN Ribeirão. Um abraço e até lá.