CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INEP avalia possibilidade de usar gerador de energia na prova do Enem em Franca

Prédio da Unifacef teve uma queda de energia durante a aplicação da avaliação no último domingo (4)
Enem Franca
Prédio da Unifacef teve uma queda de energia durante a aplicação da avaliação no último domingo (4)

Prédio da Unifacef teve uma queda de energia durante a aplicação da avaliação no último domingo (4)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a avaliação da necessidade de um gerador em Franca, São Paulo, após problemas na aplicação da primeira prova do Enem. A falta de luz na escola Unifacf, por volta das 15h do primeiro dia de provas, causou reclamações de alunos pela demora do Inep em cancelar a avaliação.

Impactos e Reações

A interrupção do fornecimento de energia afetou também estudantes em Porto Nacional, Tocantins. A data de reaplicação da prova, coincidente com vestibulares de outras universidades públicas, gerou ainda mais insatisfação entre os candidatos prejudicados. A diretora de gestão e planejamento do Inep, Unice Santos, afirmou que o Inep está em contato com a companhia elétrica, verificando a possibilidade de usar geradores para garantir condições ideais de prova. Santos ressaltou que, apesar de eventos como esse estarem fora do controle da instituição, o Inep possui equipes de plantão em cada estado para lidar com imprevistos.

Garantia de Equivalência e Próximos Passos

Uma nova avaliação foi marcada para 11 de dezembro para os estudantes que não concluíram a primeira etapa. De acordo com o Inep, a prova será equivalente à primeira em termos de dificuldade, sem repetição de questões. A instituição reforçou que apenas aqueles que não preencheram o cartão de respostas e não entregaram a redação precisarão realizar a reaplicação. O Inep garante que ninguém será prejudicado ou beneficiado pela nova prova e disponibiliza mais informações em seu site (inep.gov.br).

O Inep assegura que tomou as medidas necessárias para evitar novas ocorrências e que está trabalhando para garantir a tranquilidade e a isonomia para todos os participantes do Enem.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.