Ribeirão Preto já registrou mais de 1600 casos da doença neste ano; Franca e Batatais já tiveram mortes confirmadas
A região de Ribeirão Preto está em alerta devido ao aumento significativo de casos de dengue. Até o momento, são 973 casos confirmados e dois pacientes internados na cidade.
Situação em outras cidades da região
A situação é ainda mais preocupante em outras cidades da região. Barretos decretou epidemia de dengue, enquanto Franca, com mais de 3 mil casos e 7 mortes, considera a situação um surto. Em Ribeirão Preto, apesar de um número menor de óbitos (apenas um até o momento) e um total de 1.602 casos, as autoridades de saúde estão intensificando ações de combate à doença para evitar uma epidemia.
Riscos e complicações da dengue
O médico Benedito Lopes da Fonseca, pesquisador do vírus da dengue, alerta para a gravidade da doença e a possibilidade de sequelas. Ele cita casos de infecção do sistema nervoso central, dengue hemorrágica e infecção cardíaca, ressaltando que, embora alguns pacientes tenham se recuperado, o vírus da dengue tipo 1, predominante em Ribeirão Preto, pode levar à morte em casos graves.
Leia também
Diante do cenário preocupante, a prevenção é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A população deve redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.



