CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infectologista reforça a importância do Projeto S diante da nova cepa

Com circulação da nova variante em Serrana e região, o funcionamento da vacina na cidade será testado
Projeto S
Com circulação da nova variante em Serrana e região, o funcionamento da vacina na cidade será testado

Com circulação da nova variante em Serrana e região, o funcionamento da vacina na cidade será testado

A segunda semana da campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 em Serrana, que faz parte de um estudo clínico inédito do Instituto Butantan, começou. A infectologista do Hospital Estadual de Serrana, Dra. Natasha Nikos Ferreira, comenta os resultados da primeira fase e as expectativas para a segunda.

Primeira semana: resultados positivos

Na primeira semana, voltada para a região verde da cidade, mais de 6.500 pessoas foram vacinadas, representando mais de 90% do grupo elegível (cerca de 7 mil pessoas). A Dra. Natasha destaca a alta adesão da população e a colaboração dos moradores.

Segunda semana: região amarela

A segunda semana abrange a região amarela, incluindo áreas rurais e de assentamento, com expectativa de vacinar entre 7.100 e 7.200 pessoas. A logística de vacinação segue similar à primeira semana, utilizando oito escolas como postos de vacinação. A prefeitura disponibiliza transporte gratuito para facilitar o acesso de moradores de áreas rurais e para otimizar o fluxo entre os postos, evitando aglomerações.

Situação atual e desafios

A confirmação da circulação da variante P1 do coronavírus em Ribeirão Preto e Serrana adiciona um novo desafio ao estudo. Embora a Dra. Natasha ressalte a importância de se continuar monitorando a eficácia da Coronavac contra essa nova variante, ela destaca que a vacina, por utilizar o vírus inteiro inativado, pode oferecer proteção mesmo contra mutações. A situação nos hospitais da região é preocupante, com aumento de casos e lotação das UTIs. A médica reforça a importância de cuidados individuais para evitar o colapso do sistema de saúde. Quanto à vacinação, aqueles que não foram vacinados na fase verde não poderão mais participar do estudo e deverão aguardar o calendário de vacinação nacional. Os moradores da região amarela que ainda não se cadastraram podem fazê-lo e participar da campanha.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.