Ribeirão Preto registra 71 casos suspeitos da doença
Desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, muitas dúvidas surgiram sobre a doença. Em entrevista à CBN Ribeirão, o infectologista do Hospital das Clínicas, Benedito Tafonseca, esclareceu algumas delas.
Sintomas e quando procurar ajuda médica
Segundo o especialista, os sintomas iniciais do coronavírus são semelhantes aos de um resfriado comum. Sintomas leves como nariz escorrendo e dor de garganta podem ser tratados em casa. No entanto, febre alta, dores no corpo, tosse intensa e dor de garganta são sinais de que se deve procurar uma unidade de saúde.
Crianças e COVID-19: um grupo de risco menor, mas não isento
Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter confirmado a morte de uma criança por COVID-19, o médico afirmou que se trata de um caso isolado e que as crianças não fazem parte do grupo de risco principal. Embora a taxa de letalidade em crianças seja baixa (0,1%), mesmo uma pequena porcentagem de óbitos representa um número significativo considerando o grande número de casos.
Leia também
Prevenção e cuidados para todos
A OMS reforça que a COVID-19 não afeta apenas idosos e que medidas de prevenção e tratamento são importantes para todas as faixas etárias, incluindo adultos saudáveis e crianças. A maior taxa de mortalidade concentra-se em pessoas acima de 60 anos, mas isso não justifica a negligência com a saúde do restante da população. A prevenção continua sendo fundamental para todos.



