CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Infelizmente ela é ele, diz vereador sobre vereadora transexual utilizar banheiro feminino

Declaração foi dada por Alcides Rezende (Cidadania) durante sessão da Câmara de Patrocínio Paulista sobre Dandara Ferreira (MDB)
banheiro feminino
Declaração foi dada por Alcides Rezende (Cidadania) durante sessão da Câmara de Patrocínio Paulista sobre Dandara Ferreira (MDB)

Declaração foi dada por Alcides Rezende (Cidadania) durante sessão da Câmara de Patrocínio Paulista sobre Dandara Ferreira (MDB)

Em Patrocínio Paulista, a vereadora Dandara Ferreira (MDB), a mais votada da história do município, com 396 votos, foi alvo de transfobia por parte do vereador Alcides Rezende (Cidadania). O episódio ocorreu durante uma sessão da Câmara Municipal, quando Rezende questionou o uso do banheiro feminino por Dandara, que é negra e transexual.

Banheiros individuais e a ofensa transfóbica

Apesar dos banheiros da Câmara serem individuais, com apenas uma pessoa por vez, Rezende questionou o uso do banheiro feminino por Dandara. Para a vereadora, esse questionamento reforça a intolerância que sofre no legislativo. Ela relata que não é a primeira vez que enfrenta esse tipo de ofensa e que se sente profundamente magoada e ofendida por situações como essa. Ela afirma que tais atitudes configuram preconceito homofóbico contra ela.

A reação de Dandara e a denúncia

Dandara registrou um boletim de ocorrência por perseguição, preconceito e transfobia. Ela relata o sofrimento e a indignação com a situação, destacando a gravidade da transfobia e a necessidade de medidas para coibir esse tipo de comportamento na política.

A versão do vereador Alcides Rezende e a resposta da Câmara

O vereador Alcides Rezende nega a acusação de transfobia. Ele alega que sua opinião se baseou em uma conversa com um rapaz na plateia que sugeriu uma solução para o problema dos banheiros, retirando as placas de “feminino” e “masculino”. Rezende afirma que discorda dessa sugestão e que não é homofóbico, mas não gostaria que sua esposa ou noras dividissem banheiros públicos com outras pessoas. A Câmara Municipal de Patrocínio Paulista afirma que o assunto será discutido em sessão e que medidas serão tomadas com base na posição dos vereadores.

O caso expõe a realidade da transfobia na política brasileira e a necessidade de maior conscientização e combate à discriminação contra pessoas trans. A postura da Câmara Municipal diante da denúncia será crucial para garantir um ambiente de respeito e inclusão para todos os seus representantes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.