Secretaria da Saúde registrou 144 pessoas picadas em janeiro; moradora do Simioni relata medo de animais aparecerem na casa
A cidade de Ribeirão Preto e região enfrenta uma grave infestação de escorpiões, com números alarmantes de casos de picadas.
Aumento de Casos e Impacto na População
Em janeiro de 2025, foram registrados 144 casos de picadas de escorpião, um número significativo se comparado aos 1.504 casos de 2024. Uma moradora do bairro Simione, na zona norte, relata o terror de conviver com a presença constante dos animais em sua casa, relatando a necessidade de levar seu gato para outra cidade e seu filho dormir no carro por medo das picadas. A infestação é tão severa que os escorpiões aparecem até mesmo no teto da residência.
Medidas da Prefeitura e Recomendações
A prefeitura de Ribeirão Preto afirma que irá intensificar o combate ao descarte irregular de lixo, principal atrativo para os escorpiões, além de programar a limpeza de terrenos baldios próximos à residência da moradora afetada. A moradora já tenta medidas preventivas, como vedar portas e frestas, mas a situação exige uma ação mais contundente, como a dedetização do local.
Leia também
Prevenção e Combate Eficaz
Especialistas alertam que o uso de veneno pode piorar a situação, irritando os escorpiões e os forçando a sair de seus esconderijos. A melhor forma de combate é a eliminação de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões, e a manutenção da limpeza em geral. A situação da moradora do bairro Simione ilustra a gravidade do problema e a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades e da população para controlar a infestação de escorpiões em Ribeirão Preto.



