Índice de Preços do Consumidor da ACIRP registra alta nos preços pelo 11° mês seguido
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado pela Associação Comercial de Ribeirão Preto aponta para mais um mês de inflação em novembro, com custos elevados na cidade.
Impacto dos Combustíveis na Inflação
O economista Fred Guimarães da CIRP, em entrevista à CBN, ressaltou que a inflação persiste há 11 meses consecutivos. Ele explicou que o aumento nos preços dos combustíveis, como a gasolina, impactou o preço do etanol, que por sua vez influencia o preço do açúcar. Essa cadeia de eventos contribui para a inflação, afetando tanto o consumidor quanto o faturamento das empresas.
Alimentos com Variação Expressiva
Guimarães destacou que produtos alimentícios importantes como batata, tomate, cebola e maçã continuam apresentando variações expressivas nos preços. Os setores de transporte (impulsionado pelos combustíveis) e alimentação foram os principais responsáveis pela inflação no período analisado. Houve uma leve queda nos custos de habitação devido à diminuição no preço dos aluguéis.
Leia também
Inflação Acumulada e Poder de Compra
A inflação acumulada em Ribeirão Preto é de 7%, um pouco abaixo do IPCA (índice de região metropolitana), devido a diferentes pesos nos indicadores. O economista ressaltou que o consumidor tem perdido poder de compra. A expectativa é de que o cenário melhore com a entrada de novos produtos no mercado regional e promoções no varejo. Guimarães aconselha os consumidores a barganharem para obter negociações justas.
Os dados do Índice de Preços ao Consumidor de novembro foram apresentados pelo economista Fred Guimarães da CIRP.



