CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação pode provocar aumento no preço dos materiais escolares

Mensalidades também devem subir em Ribeirão; crise na indústria faz com que alguns itens estejam em falta nas papelarias
preço materiais escolares
Mensalidades também devem subir em Ribeirão; crise na indústria faz com que alguns itens estejam em falta nas papelarias

Mensalidades também devem subir em Ribeirão; crise na indústria faz com que alguns itens estejam em falta nas papelarias

Com o fim do ano se aproximando, muitos pais se preparam para enfrentar um período de preocupações financeiras: a compra de materiais escolares e as matrículas/rematrículas. Os preços em alta e orçamentos apertados têm gerado apreensão nas famílias.

Aumento nos Preços dos Materiais Escolares

Embora não haja uma pesquisa específica sobre o aumento em Ribeirão Preto, a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE) divulgou dados que indicam um aumento médio de 10% nos produtos. Artigos importados podem ter um reajuste de até 35% em relação a 2014. O economista Fredgy Marães, da Sirpe, acredita que a inflação elevada contribuirá para o aumento dos preços dos materiais escolares, impactando o poder de compra das famílias.

Impacto nos Comerciantes e Consumidores

Vanda Cândido, proprietária de uma papelaria em Ribeirão Preto, relata que a alta dos preços dificulta a manutenção do estoque, com alguns produtos em falta. A situação é agravada pelo aumento do dólar, que encarece os produtos importados. Além dos materiais, as escolas particulares já iniciaram o processo de matrícula e rematrícula, o que representa um peso adicional no orçamento familiar. Os contratos escolares possuem cláusulas de reajuste baseadas na inflação, o que pode resultar em mensalidades mais altas.

Orientações do Procon

O Procon orienta os pais a ficarem atentos aos reajustes nas mensalidades, que devem ser anuais e justificados, caso ultrapassem a inflação. O coordenador do órgão, Henrique Beirão Paulo Gardi, ressalta que a escola não pode incluir custos de novas construções no reajuste. Além disso, o Procon alerta que as escolas não podem exigir itens de uso coletivo ou higiene pessoal na lista de materiais. Em caso de dúvidas, o Procon pode ser consultado pelos telefones 0800 772 9198 ou 151.

Diante deste cenário, o planejamento financeiro e a pesquisa de preços se tornam essenciais para minimizar o impacto no orçamento familiar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.