Estado obteve o menor índice de fatalidades no trânsito desde 2015
A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social impactaram significativamente o trânsito em diversas cidades, resultando em uma redução drástica no número de acidentes e mortes. De acordo com dados do Infosiga, o estado obteve o menor número de fatalidades no trânsito desde 2015, com abril registrando 340 mortes, 24% a menos que o mesmo período do ano anterior.
Redução de Acidentes em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a redução também foi expressiva. De janeiro a abril de 2023, foram registradas apenas 18 mortes no trânsito, em comparação com 22 no mesmo período do ano anterior. Para o advogado especialista em trânsito Rodrigo Pasqualoto, a diminuição se deve à menor quantidade de veículos circulando nas ruas durante o período de quarentena.
Impacto nos Hospitais e o Aumento de Acidentes com Motociclistas
As estatísticas da unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto corroboram os dados, mostrando uma queda de 20% nos atendimentos no final de março e de 40% em abril. Entretanto, com o relaxamento das medidas de isolamento em maio, os números voltaram a crescer. Apesar da redução geral, houve um aumento preocupante no número de acidentes envolvendo motociclistas, muitos deles entregadores de aplicativos, que se expõem a mais riscos no trânsito.
Leia também
A redução de acidentes durante a pandemia serve como um alerta para a importância de uma conduta mais segura no trânsito e para a necessidade de repensarmos nossos meios de transporte. A diminuição do fluxo de veículos demonstrou o potencial de redução de acidentes com um sistema de transporte público mais eficiente. A experiência da pandemia nos convida a refletir sobre a segurança viária e a buscar soluções para um trânsito mais seguro e sustentável.



