Quem quiser preparar o prato típico desta época do ano terá que pagar pelo menos 30% a mais do que em outros anos
O tradicional prato brasileiro, a feijoada, sofreu um aumento significativo em seus preços nos últimos meses, impactando diretamente o bolso dos consumidores. Com ingredientes essenciais como a carne de porco, couve e tomate mais caros, muitas famílias estão sentindo o peso dessa alta na hora de preparar a receita.
Ingredientes mais salgados
Segundo dados da Associação Paulista de Supermercados, até junho de 2023, o pernil havia subido 6,08%, a linguiça 8,95% e o toucinho defumado 10%. O tomate apresentou um aumento ainda mais expressivo, com 54,9%, enquanto a couve registrou alta superior a 13%. Em um açougue consultado, a costelinha de porco teve um reajuste superior a 20% e o couro de porco, cerca de 50%, passando de R$ 8,00 para quase R$ 12,00 o quilo. O preço da carne de porco em geral está aproximadamente 30% mais caro.
Exportação e reajustes
A principal causa para o aumento da carne de porco é a exportação para a China, que enfrenta problemas sanitários em seu plantel suíno. Essa alta demanda internacional impacta diretamente os preços no mercado interno. Restaurantes também sentiram o impacto, com reajustes médios de 20% no custo da feijoada. Para manter os preços acessíveis, alguns comerciantes diminuíram sua margem de lucro.
Leia também
Dicas para economizar
Apesar do aumento nos preços, ainda é possível preparar uma deliciosa feijoada sem gastar tanto. Uma dica é optar por ingredientes mais baratos, como o salgado, que além de reduzir custos, contribui para um sabor ainda mais intenso. A substituição de alguns itens, entretanto, não é sempre possível, principalmente para quem busca manter a tradição da receita.
Apesar do aumento de preços, o sabor inigualável da feijoada continua a atrair os consumidores, que buscam alternativas para manter o prato em seus cardápios, mesmo com os custos mais elevados. A combinação de ingredientes tradicionais e o cuidado na escolha de produtos mais acessíveis podem garantir uma experiência gastronômica saborosa sem abrir mão do orçamento.



