Até o momento, número de inscritos é menor que o conferido em outros anos; professor destaca hábito de deixar para a última hora
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam na próxima sexta-feira, Inscrições para o ENEM 2025 vão, 6 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da prova, não haverá prorrogação do prazo.
As provas estão previstas para ocorrer entre os dias 9 e 16 de novembro. Apesar do prazo ainda estar aberto, Inscrições para o ENEM 2025 vão, a procura pelas inscrições tem sido menor em comparação a anos anteriores.
Fatores para a redução nas inscrições
O professor Celso Rafael de Pado Apacola aponta que a cultura de deixar para a última hora pode explicar a baixa adesão até o momento, e que é esperado um aumento nas inscrições até o prazo final. Além disso, fatores socioeconômicos influenciam a decisão dos estudantes.
Leia também
Outra razão é a expansão da educação a distância, principalmente em universidades privadas, que oferece alternativas ao Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Alternativas ao Enem e impacto regional: No estado de São Paulo, o Provão Paulista é uma alternativa importante para estudantes da rede pública estadual, facilitando o acesso a universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP), incluindo seu campus em Ribeirão Preto.
O incentivo ao ensino técnico também tem atraído estudantes que buscam empregabilidade mais imediata, diferente da graduação tradicional que pode durar quatro ou cinco anos.
Desafios socioeconômicos e perfil dos estudantes
O professor destaca que estudantes de condições socioeconômicas menos favorecidas enfrentam dificuldades para se deslocar e se manter em universidades federais, especialmente quando aprovados em outras cidades ou estados, devido a custos com moradia e alimentação.
O interesse dos alunos por áreas de estudo tem mudado, com maior procura por cursos tecnológicos e de curta duração, como os relacionados à tecnologia e desenvolvimento de software, embora os cursos tradicionais como medicina e direito ainda sejam bastante concorridos.
Preparação e papel das escolas e famílias: O período de preparação para o Enem já começou com a inscrição e o pagamento da taxa, que deve ser efetuado até 11 de junho para quem não tem isenção. A prova é multidisciplinar e ocorre em dois dias, com destaque para a redação no primeiro dia.
Escolas públicas e particulares desempenham papel fundamental no preparo dos estudantes, com cursinhos intensivos e atividades focadas no estilo da prova. Existem também opções gratuitas, como cursinhos comunitários e virtuais.
O professor ressalta que não passar na primeira tentativa é comum e que os estudantes devem encarar a experiência como aprendizado, reorganizando-se para tentar novamente no ano seguinte.
Entenda melhor
O Enem é a principal forma de ingresso em universidades públicas por meio do Sisu, mas outras opções, como o ensino técnico e exames regionais, têm atraído estudantes. A preparação envolve não só o conhecimento acadêmico, mas também o planejamento financeiro e emocional para enfrentar a prova.



