Programa ajuda universitários de baixa renda a pagar a faculdade; são 66 mil vagas para o primeiro semestre
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2022 já estão abertas, oferecendo 66 mil vagas em instituições particulares de ensino superior. Trata-se de uma importante oportunidade para estudantes que não conseguiram ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Como funciona o Fies?
O Fies concede financiamento estudantil, em que o governo arca com o pagamento das mensalidades durante o curso. Após a formatura, o estudante quita o valor financiado em parcelas. Para participar, é necessário atender a alguns critérios:
Critérios de participação
Para se inscrever, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem zerar a redação. Notas a partir de 2010 são válidas. A renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos. O processo de inscrição é realizado exclusivamente pelo site acessounico.mec.gov.br, sendo necessário possuir cadastro no gov.br.
Leia também
Inscrições e cronograma
As inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2022 iniciaram-se e se estenderam até sexta-feira. O resultado foi divulgado na terça-feira seguinte, com a confirmação das matrículas e apresentação de documentos ocorrendo na quarta-feira. É importante destacar que o número de vagas no segundo semestre costuma ser menor, com 44 mil previstas para 2022. Mais informações podem ser encontradas no site cbnrberão.com.br.
Portanto, estudantes interessados em financiar seus estudos no ensino superior têm até o final da semana para se inscreverem no programa, garantindo assim o acesso à educação superior.



