Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação oferece 52 mil vagas para 63 universidades públicas
Começou nesta segunda-feira o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas.
Quem pode participar?
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e não tiraram zero na redação. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso.
Como funciona a seleção?
A seleção é feita com base na nota do Enem, considerando pesos específicos para cada vaga. Neste processo seletivo, estão disponíveis mais de 50 mil vagas em 1.462 cursos e 63 instituições diferentes, uma excelente oportunidade para ingressar no ensino superior, segundo o professor universitário Eduardo Gula Sobrinho.
Leia também
Outras opções de ingresso
Além do Sisu, existem outros programas que auxiliam o ingresso na universidade, como o Prouni e o Fies. O professor Sobrinho destaca que o Prouni oferece bolsas em universidades federais, enquanto o Fies possibilita financiamento estudantil. O Sisu, no entanto, é um sistema unificado de vagas em instituições federais.
As inscrições para o Sisu podem ser feitas pelo site sisu.mec.gov.br até quinta-feira, 1º de junho. A divulgação dos resultados está prevista para segunda-feira, dia 5 de junho.



