São mais de 50 mil vagas em 65 instituições públicas de ensino superior; inscrições vão até quinta-feira
As inscrições para o processo seletivo de acesso ao ensino superior em instituições públicas estão abertas até a meia-noite desta quinta-feira, dia 2. Ao todo, são ofertadas 56.422 vagas distribuídas em 65 instituições públicas de ensino. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis por instituição, cidade ou curso.
Como se Inscrever
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial do Sisu. Para se candidatar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e não ter zerado a nota da redação. Uma novidade positiva deste ano é o aumento no número de vagas disponíveis.
Mais Vagas e Oportunidades
De acordo com o professor Luiz Claudio Jubilato, o aumento no número de vagas se deve à crescente adesão das universidades ao Sisu. “Basicamente, como o Enem tem atraído mais participantes, cada vez mais universidades têm aderido ao sistema. O governo tem procurado garantir que 50% das vagas sejam destinadas a alunos de diferentes origens, e esse aumento de 1,5% reflete a maior participação das universidades e a disponibilidade de mais vagas”, explica.
Leia também
Escolha Consciente e Acompanhamento
Ao se inscrever, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. “O aluno pode escolher dois cursos e, se for aprovado em ambos, prevalece a primeira opção. Caso seja aprovado apenas na segunda opção, ele continua concorrendo à primeira até ser convocado”, orienta o professor Jubilato.
A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente, com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos por modalidade de concorrência. É fundamental que os candidatos acessem o site do Sisu e acompanhem de perto as informações sobre os cursos escolhidos. “É preciso estar atento o tempo todo, pois as notas de corte podem mudar. O candidato pode mudar de opção de curso e, ao final do dia, o Sisu divulga a nota de corte atualizada. É importante pesquisar e acompanhar essas notas para tomar decisões informadas durante o período de inscrição”, complementa.
O resultado será divulgado no dia 6 de junho, e a matrícula deverá ser realizada entre os dias 10 e 14 do mesmo mês. A convocação da lista de espera terá início no dia 23 de junho.
Para aqueles que não forem selecionados nesta primeira fase, há a possibilidade de participar da lista de espera entre os dias 6 e 17 de junho. Os candidatos da lista de espera começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho. O site para inscrição e acompanhamento é sisu.mec.gov.br.
Esteja atento aos prazos e informações divulgadas para garantir sua vaga no ensino superior.



