CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inscrições para testes da vacina do coronavírus estão abertas em Ribeirão

Apenas profissionais da saúde que não foram infectados poderão participar da testagem; escolha será feita por sorteio
vacina coronavírus
Apenas profissionais da saúde que não foram infectados poderão participar da testagem; escolha será feita por sorteio

Apenas profissionais da saúde que não foram infectados poderão participar da testagem; escolha será feita por sorteio

Em meio à pandemia de COVID-19, o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto se prepara para iniciar a fase de testes de uma nova vacina. A iniciativa, em parceria com o Instituto Butantan e a empresa Sinovac (China), selecionará 500 voluntários entre profissionais de saúde da região.

Testes da Vacina: Critérios e Processo

Profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes COVID-19 em UTIs e enfermarias dedicadas à doença são os alvos da seleção. É necessário que os candidatos sejam saudáveis, sem doenças crônicas graves ou histórico de COVID-19. O processo de inscrição se dará pelo site do HC, com início previsto para o começo de atrássto de 2023, e a expectativa é de que os primeiros voluntários recebam a primeira dose na última semana de julho ou na primeira semana de atrássto. Metade dos participantes receberá a vacina e a outra metade um placebo, sem que saibam qual grupo pertencem. O acompanhamento dos voluntários envolverá a aplicação de duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas, e monitoramento contínuo.

Expectativas e Parceria com o Butantan

A vacina já passou por duas fases de testes na China. A escolha do Brasil para a terceira fase se deve à alta taxa de novos casos de COVID-19 no país. A parceria com o Instituto Butantan garante não apenas a realização dos testes, mas também a possibilidade de produção da vacina no Brasil caso os resultados sejam positivos. Há expectativa de que 60 milhões de doses estejam disponíveis a partir de outubro, dependendo dos resultados positivos da pesquisa. O Dr. Eduardo Barbosa Coelho, coordenador local do estudo, ressalta que, embora haja riscos inerentes a qualquer vacinação, eles não são exagerados.

Próximos Passos e Monitoramento

O estudo está em ritmo acelerado, com o objetivo de coletar dados e enviá-los em tempo real ao Butantan. A expectativa é que, com sucesso, essa vacina contribua significativamente para o combate à pandemia. O acompanhamento da pesquisa e suas atualizações serão divulgadas para manter a população informada sobre o progresso do estudo e da produção da vacina.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.