CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS amplia lista de doenças que dispensam carência para recebimento do benefício por incapacidade

Quem explica os requisitos necessário para ter direito à nova regra é Vinícius Domingues no 'CBN Vida e Aposentadoria'
benefício por incapacidade
Quem explica os requisitos necessário para ter direito à nova regra é Vinícius Domingues no 'CBN Vida e Aposentadoria'

Quem explica os requisitos necessário para ter direito à nova regra é Vinícius Domingues no ‘CBN Vida e Aposentadoria’

A lista de doenças que dispensam a carência para o recebimento do benefício por incapacidade do INSS foi ampliada no início de novembro. Esta atualização, publicada em conjunto pelos Ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde, facilita o acesso a esse importante benefício.

Doenças Incluídas na Nova Lista

As doenças que atrásra dispensam a carência são: Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo e Abdômen Agudo Cirúrgico. Com essa mudança, segurados acometidos por essas condições não precisam cumprir o período mínimo de contribuição de 12 meses para receber o benefício.

Requisitos para o Benefício por Incapacidade

Para receber o benefício por incapacidade, o segurado precisa comprovar:

  • Incapacidade para o trabalho habitual;
  • Doença incapacitante;
  • Contribuição para o INSS (normalmente 12 meses, dispensável para as doenças listadas).

Mesmo com a dispensa de carência para algumas doenças, a perícia médica do INSS é obrigatória para comprovar a incapacidade. Essa perícia pode ser realizada presencialmente ou, em alguns locais, de forma online.

Reavaliação e Perícia

A necessidade de reavaliação dependerá do tipo de benefício concedido. Benefícios por incapacidade permanente não exigem novas perícias, enquanto benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem necessitar de novas avaliações para renovação.

Para verificar se sua doença está na lista de dispensa de carência, acesse os sites do INSS e do Ministério da Saúde. A orientação de um profissional de saúde também é recomendada para avaliar sua situação específica. A atualização da lista simplifica o acesso ao benefício para segurados com as doenças incluídas, eliminando a exigência de um ano de contribuição prévia.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.