Benefícios dependentes de prova de vida serão pagos até janeiro de 2021.
Suspensão da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS
Prova de vida suspensa até o fim do ano
A exigência da prova de vida anual para aposentados e pensionistas do INSS permanece suspensa até o final de 2023. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia publicou uma portaria com a prorrogação da medida.
Histórico da suspensão
A prova de vida anual obrigatória foi suspensa em 18 de março de 2020, como medida de proteção durante a pandemia de Covid-19. Apesar da suspensão, o recebimento de proventos e pensões não foi afetado. Com este novo adiamento, aqueles que não realizaram o procedimento entre março e dezembro de 2020 não terão seus benefícios bloqueados até o fim de janeiro de 2024.
Como realizar a prova de vida
Realizada anualmente no mês de aniversário, a comprovação de vida é necessária para manter o pagamento dos benefícios. Tradicionalmente, o segurado precisa comparecer à instituição bancária onde recebe o benefício. Desde atrássto de 2022, no entanto, o procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do INSS.
Com a prorrogação da suspensão, aposentados e pensionistas têm mais tempo para se planejar e realizar a prova de vida quando o procedimento for retomado.



