CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS fecha agências em todo o país para atualização de sistemas

Atendimento presencial e canais digitais do INSS ficam suspensos até o início de fevereiro; prazo para contestar descontos indevidos foi prorrogado
INSS
INSS - divulgação

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o Brasil estão fechadas para atendimento presencial a partir desta quarta-feira e seguem assim até sexta-feira, dia 30 de janeiro. A paralisação ocorre por causa de uma atualização nos sistemas utilizados pelo órgão.

Segundo o INSS, a manutenção é realizada pela empresa Dataprev, responsável pelos sistemas de informática do instituto. A atualização envolve os programas usados para o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios.

Durante esse período, não haverá atendimento presencial nas agências do INSS em nenhuma região do país.

Canais fora do ar

Além do fechamento das agências, os canais digitais do INSS também ficarão indisponíveis. O aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone 135 permanecem fora do ar até domingo, dia 1º de fevereiro.

De acordo com o instituto, a pausa nos serviços é necessária para tornar os sistemas mais seguros, rápidos e estáveis. A orientação é que os segurados aguardem a normalização dos canais antes de tentar qualquer tipo de atendimento.

Descontos indevidos

O INSS também anunciou a prorrogação do prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios. O prazo, que terminaria em 14 de fevereiro, foi estendido até o dia 20 de março.

A decisão foi tomada após relatos de dificuldades de acesso aos sistemas nos últimos dias, causadas por instabilidades e pela manutenção programada.

Após a retomada dos serviços, a contestação poderá ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.