Mudança se deve, especialmente, ao aumento de casos de Covid-19 e síndromes respiratórias no país; ouça o ‘Vida e Aposentadoria’
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente as perícias médicas para revisão de benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. A medida, em vigor desde 12 de janeiro, foi tomada em função do aumento de casos de covid-19 e outras síndromes respiratórias no país.
Benefícios e Perícias
Segundo Vinícius Domingues de Faria, advogado previdenciário, quem já recebia o benefício e teve a perícia suspensa continuará recebendo normalmente. A suspensão, prevista para durar até junho de 2024, pode ser prorrogada dependendo da evolução da pandemia. Perícias previamente agendadas ou mutirões continuam válidos.
Ações do Segurado
O advogado destaca a importância de os segurados consultarem o site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou ligarem para 135 para confirmar o status de suas perícias. A não realização da perícia dentro do prazo pode levar à suspensão do benefício.
Leia também
Impactos e Considerações Finais
A suspensão afeta apenas os benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Outros tipos de aposentadorias e benefícios não foram impactados. A falta de clareza sobre a data de retomada das perícias e a possibilidade de prorrogação geram insegurança para os segurados, reforçando a necessidade de acompanhamento constante da situação junto ao INSS.