CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instabilidade internacional e a guerra na Rússia são os ‘vilões’ para o aumento no diesel

Combustível é um derivado do petróleo, que vem sofrendo aumentos; ouça a entrevista com representante do Núcleo Postos
aumento no diesel
Combustível é um derivado do petróleo, que vem sofrendo aumentos; ouça a entrevista com representante do Núcleo Postos

Combustível é um derivado do petróleo, que vem sofrendo aumentos; ouça a entrevista com representante do Núcleo Postos

O preço do combustível no Brasil sofreu um novo aumento, com alta de 47% nas refinarias da Petrobras em 2023. Para entender esse reajuste, conversamos com Fernando Roca, representante do núcleo de postos de combustíveis de Ribeirão Preto, que engloba 85 revendedoras.

Alta Internacional do Petróleo e Redução de Estoques

A principal causa do aumento é a pressão do mercado internacional, impulsionada pela cotação do petróleo. A guerra entre Rússia e Ucrânia, com a Rússia representando cerca de 7% da produção global de petróleo, reduziu drasticamente os estoques mundiais de diesel. Como o Brasil importa grande quantidade de diesel, a Petrobras repassou essa alta, somada à variação cambial, para o preço interno.

Impacto em Outros Combustíveis e na Economia

Esse aumento no diesel afeta outros combustíveis. O diesel é o principal combustível do transporte rodoviário brasileiro, e a alta em seu preço impacta diretamente no custo do transporte de outros produtos, como gasolina e etanol, mesmo com a queda no preço do etanol devido à safra. Esse efeito cascata resulta em aumento de preços em diversos produtos no mercado nacional.

Reajuste nos Postos e Previsão Futura

O reajuste nas refinarias já está sendo repassado aos postos de combustível. Devido às pequenas margens de lucro, os postos não conseguem manter grandes estoques, o que significa que o consumidor sentirá o impacto do aumento rapidamente. Em Ribeirão Preto, espera-se que o repasse seja feito entre hoje e o final de semana. Apesar da expectativa de queda no preço do etanol, o aumento do diesel deve reverter essa tendência. A recomendação é pesquisar preços e abastecer em postos de confiança, pois a instabilidade de preços deve persistir. Em alguns postos, o diesel comum já chega a R$ 7,70 e o diesel S10 a R$ 8,10.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.