Funcionamento da sinalização foi iniciado nesta manhã (24); objetivo é resolver o problema de congestionamento no local
A região leste de Ribeirão Preto ganhou um novo semáforo na rotatória da Castelo Branco, após anos de solicitações dos motoristas. A instalação, concluída há pouco mais de dois meses, visa melhorar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos na área.
Semáforos em funcionamento
Os semáforos, localizados nos cruzamentos da rotatória com as avenidas Cloves Beviláqua, 13 de Maio e Maria de Jesus, já estão em operação. A iniciativa da RPMob atende a uma demanda antiga da população, que sofria com o intenso tráfego na região, agravado pela construção de um viaduto na região. A instalação dos semáforos foi recebida com entusiasmo pelos moradores e motoristas que passam diariamente pelo local.
Melhorias no trânsito e planos futuros
Segundo Isabela Guiaro Carcinoni, gerente de projetos de trânsito da RPMob, a semaforização busca diminuir filas e democratizar a passagem dos veículos. Embora o sistema atual seja comum, a prefeitura pretende integrar os semáforos a um sistema inteligente no futuro, priorizando o transporte coletivo e otimizando o fluxo com base no tráfego em tempo real. Este sistema inteligente, com previsão de funcionamento até julho de 2024, utilizará câmeras e laços virtuais para monitorar o fluxo de veículos e ajustar os tempos dos semáforos.
Leia também
Próximos passos e outros projetos
A RPMob já planeja a instalação de semáforos em outros pontos da cidade, incluindo a rotatória da Minca Liu, com previsão de início das obras para maio de 2024. Já na região da Brazolândia Acosta, no final do Anel Viário Sul, a solução para o tráfego será uma obra geométrica sob responsabilidade da Entrevias, sem previsão de semáforos no momento. A RPMob também atende a manutenção e furtos de semáforos, o que pode afetar os prazos de implantação de novos sistemas.
Com a nova sinalização, a fluidez do trânsito na região leste de Ribeirão Preto tende a melhorar significativamente, beneficiando motoristas e moradores. A RPMob continua monitorando a situação e buscando soluções para os desafios de trânsito na cidade.



