Urnas onde comprovantes eram depositados não existirão mais; doações de impostos deverão ser feitos pela internet
As urnas de doação de notas fiscais paulistas sem CPF deixarão de existir. A partir de 2024, todas as doações do imposto devolvido com gastos só poderão ser feitas pela internet.
Mudanças e Preocupações
Cerca de 60% dos créditos da Nota Fiscal Paulista são destinados a instituições de caridade, enquanto os 40% restantes vão para pessoas físicas. A Secretaria da Fazenda justifica a mudança, inicialmente prevista para outubro de 2023, mas adiada para 2024, como uma medida para combater o roubo de urnas e fraudes. Entretanto, a restrição ao método online preocupa entidades beneficentes.
Impacto nas Entidades
Para algumas instituições, as doações via cupons fiscais representam uma parcela significativa da receita. Maria Parecida Fernandes, tesoureira da Casinha Azul, afirma que as doações correspondem a 20% da receita da instituição, que atende 140 crianças e adolescentes. A tesoureira destaca que a mudança impactará diretamente as entidades, principalmente aquelas que dependem exclusivamente dessas doações. A transição permitirá, temporariamente, doações tanto por urnas quanto online.
Leia também
Desafios da Nova Modalidade
A obrigatoriedade do uso de aplicativo para doações preocupa, pois muitas pessoas que não informam o CPF na nota fiscal dificilmente o farão para doar online. A complexidade do processo de doação online também é um entrave. Além disso, as mudanças incluem a alteração do calendário de repasses, que passarão a ser mensais, em vez de semestrais.
Em resumo, a mudança para o sistema online de doações da Nota Fiscal Paulista apresenta desafios significativos para as entidades beneficentes, exigindo adaptação e buscando novas estratégias para manter o fluxo de arrecadação.



