Iniciativa visa avaliar em massa os moradores e rastrear os casos do novo coronavírus na cidade
Instituto Butantan inicia estudo de isolamento inteligente em Taquaritinga
Isolamento Inteligente em Taquaritinga
O município de Taquaritinga, interior de São Paulo, foi selecionado pelo Instituto Butantan para participar de um estudo de isolamento inteligente, com o objetivo de identificar as regiões com maior contágio pelo novo coronavírus por meio de testes em massa. A iniciativa é vista como positiva pela Secretaria Municipal de Saúde, que destaca a importância da tecnologia para auxiliar na detecção e isolamento de casos, permitindo a convivência com a doença e a manutenção das atividades comerciais.
Medidas de combate à Covid-19 em Taquaritinga
Desde o início da pandemia, Taquaritinga adotou medidas preventivas, centralizando o atendimento a pacientes com síndrome respiratória em um ginásio municipal transformado em centro provisório. Essa estratégia permitiu um melhor monitoramento dos casos, coletando informações precisas e reduzindo o contato entre pessoas infectadas e a população em geral. A cidade possui atualmente cerca de 500 casos ativos, todos monitorados em casa por uma equipe que verifica as condições de isolamento, disponibiliza álcool em gel e acompanha os contatos próximos. Há também o monitoramento de 700 casos suspeitos. Pacientes com mais de 60 anos são acompanhados com retornos médicos a cada três dias.
Leia também
Situação atual e estratégias de contenção
Apesar da alta taxa de casos ativos, Taquaritinga não possui medidas de restrição mais rígidas em vigor. A cidade aprendeu com experiências anteriores, onde o fechamento do comércio levou a um aumento de aglomerações em outros locais e, consequentemente, a um crescimento descontrolado nos números de infectados. Atualmente, o município opera com funcionamento normal, mas com protocolos rígidos e fiscalização intensa, buscando conter a propagação do vírus através do monitoramento e isolamento dos casos positivos e suspeitos.



