CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituto Butantan deve solicitar o uso emergencial da ButanVac antes do final das testagens

Caso confirmada a eficácia do imunizante, os pesquisadores darão entrada na Anvisa; testes foram iniciados no HC Ribeirão
vacina ButanVac
Caso confirmada a eficácia do imunizante, os pesquisadores darão entrada na Anvisa; testes foram iniciados no HC Ribeirão

Caso confirmada a eficácia do imunizante, os pesquisadores darão entrada na Anvisa; testes foram iniciados no HC Ribeirão

Início dos Testes Clínicos da Butanvac

A Butanvac, vacina 100% brasileira, deu início aos seus testes clínicos. O governador João Doria, ao lado do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e do coordenador da pesquisa, Dr. Rodrigo Calado, anunciou o começo da fase A dos estudos em Ribeirão Preto. A coletiva de imprensa também abordou o anúncio que Doria fará no domingo (1h da tarde) sobre o avanço da vacinação em São Paulo.

Fases do Estudo Clínico

O estudo da Butanvac será dividido em três fases (A, B e C). A fase A, com duração de três semanas, focará na segurança da vacina e na definição da melhor dose (1, 3 ou 10 microgramas). A fase B ampliará a pesquisa para 5 mil voluntários, incluindo pessoas vacinadas com outras vacinas, pessoas que já tiveram a doença e pessoas sem vacinação prévia ou histórico da doença. Caso a Butanvac se mostre superior às vacinas existentes, o Butantan poderá solicitar o uso emergencial da vacina, mesmo sem a conclusão da fase C.

Independência do Governo Federal

O Instituto Butantan ressaltou a ausência de financiamento do governo federal no desenvolvimento da Butanvac. Dimas Covas criticou a falta de apoio do governo federal, comparando a situação com a demora na aprovação da Coronavac. A produção da Butanvac prossegue sem recursos federais, com a possibilidade de futuras parcerias caso haja interesse do governo após a conclusão dos testes.

O início dos testes da Butanvac representa um marco importante para a pesquisa brasileira e a busca por soluções independentes para a imunização da população. A expectativa é de que os resultados das fases iniciais tragam informações relevantes para a continuidade do estudo e a potencial disponibilização da vacina.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.