Fase avalia a imunidade a longo prazo da população que recebeu a vacinação em massa, mas adesão dos moradores está baixa
O Instituto Butantan realiza neste fim de semana a segunda etapa da avaliação sorológica dos participantes do projeto S, um estudo que monitora a efetividade da vacinação contra a Covid-19 em Serrana (SP).
Monitoramento de Anticorpos
Nesta fase, os pesquisadores do Butantan querem acompanhar o desenvolvimento dos anticorpos nos voluntários. Para isso, serão realizadas coletas de sangue em oito escolas da cidade, no sábado e domingo. A expectativa é que os 70% dos voluntários que faltaram na primeira etapa compareçam para a coleta.
Baixa Adesão Preocupa Pesquisadores
O coordenador do projeto, Dr. Gustavo Volpe, expressou preocupação com a baixa adesão na primeira etapa, onde apenas cerca de 30% dos mais de 3.900 voluntários compareceram. O instituto está realizando ligações e campanhas para incentivar a participação, visando garantir a melhor análise estatística do estudo.
Leia também
- Prefeitura de Sertãozinho realiza mutirão gratuito de castração de animais neste fim de semana
- Acidentes graves na região no fim: Região de Ribeirão Preto tem fim de semana marcado por acidentes fatais
- Instalação instituto federal franca: Prefeito de Franca vai a Brasília para ajustar detalhes sobre o Instituto Técnico Federal em Franca
Resultados Preliminares e Importância da Participação
Dados preliminares do projeto S já indicam que a imunização em massa da população adulta de Serrana resultou em uma queda significativa de casos sintomáticos (80%), internações (86%) e mortes (95%) por Covid-19. Embora os números de internações permaneçam baixos, o Dr. Volpe ressalta a importância de manter as medidas de proteção. A participação dos voluntários na segunda etapa é crucial para a continuidade e a precisão dos resultados da pesquisa.



