CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituto Butatan segue coletando amostras de moradores de Serrana vacinados contra a Covid-19 no ‘Projeto S’

Iniciativa visa analisar o tempo de efetividade da CoronaVac no organismo dos vacinados
vacinação Covid-19 Serrana
Iniciativa visa analisar o tempo de efetividade da CoronaVac no organismo dos vacinados

Iniciativa visa analisar o tempo de efetividade da CoronaVac no organismo dos vacinados

Serrana, interior de São Paulo, volta a ser palco de uma nova etapa do projeto S, do Instituto Butantan. Neste sábado e domingo, a cidade recebe voluntários para a coleta de sangue, dando início a um acompanhamento de um ano que avaliará a imunidade de longo prazo da vacina CoronaVac.

Nova fase sorológica: acompanhamento da imunidade

Mais de 2 mil voluntários participaram da primeira fase, realizada em Serrana. Agora, a nova etapa sorológica busca coletar amostras de aproximadamente 4.400 pessoas que receberam as duas doses da CoronaVac em Serrana, priorizando aqueles com 60 anos ou mais. Uma amostra representativa de pessoas abaixo de 60 anos também será incluída.

Objetivos da pesquisa: imunidade a longo prazo

O estudo, coordenado pelo Dr. Gustavo Wolpe, tem três objetivos principais: estimar e comparar a prevalência de soroconversão para o Sars-CoV-2 em adultos e idosos; avaliar a resposta imunocelular; e avaliar o tempo de duração da imunidade celular e humoral. A pesquisa busca entender como a imunidade se processa após a vacinação, analisando a soroconversão em diferentes intervalos de tempo (3, 6, 9 e 12 meses) e considerando tanto a imunidade humoral (anticorpos) quanto a imunidade celular.

Resultados esperados e próximos passos

Os resultados da fase anterior mostraram que 97% das pessoas desenvolveram soroconversão. Esta nova etapa visa monitorar a imunidade ao longo do tempo, fornecendo dados cruciais sobre a duração da proteção oferecida pela vacina. Todos os moradores que participaram da vacinação serão avisados por mensagem de celular sobre a coleta de sangue.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.