CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituto do Câncer Brasil de Ribeirão busca voluntários para estudo sobre o reforço vacinal contra a Covid-19

Pesquisadores precisam de pessoas acima de 50 anos que tomaram duas doses da CoronaVac há pelo menos 30 dias
reforço vacinal Covid-19
Pesquisadores precisam de pessoas acima de 50 anos que tomaram duas doses da CoronaVac há pelo menos 30 dias

Pesquisadores precisam de pessoas acima de 50 anos que tomaram duas doses da CoronaVac há pelo menos 30 dias

O Instituto do Câncer Brasil, em Ribeirão Preto, busca voluntários para um estudo sobre reforço vacinal contra a Covid-19 em pessoas acima de 50 anos que receberam duas doses da Coronavac há mais de 30 dias. O médico oncologista Bruno Andraus Filardi explica a iniciativa.

Objetivo do Estudo

O estudo visa fornecer dados científicos para embasar políticas públicas de vacinação. Ainda há lacunas de conhecimento sobre a imunogeneidade (resposta imunológica) em alguns grupos após a vacinação, especialmente em relação à eficácia contra diferentes variantes. A pesquisa pretende avaliar a imunidade antes e depois da aplicação de uma terceira dose, com análises laboratoriais realizadas em parceria com a Universidade de Rio, nos Estados Unidos, pela professora Akiko Iwasaki.

Metodologia e Recrutamento

Serão recrutadas 300 pessoas, sendo que quase 50 já estão inscritas. Participantes de qualquer cidade podem se inscrever, desde que se comprometam a retornar após 28 dias para nova avaliação. Os voluntários receberão, aleatoriamente, uma terceira dose de Coronavac ou AstraZeneca. O acompanhamento inclui monitoramento de efeitos colaterais e contato constante com a equipe médica. As coletas de sangue para análise da resposta imunológica serão realizadas na primeira visita e após 28 dias. Os resultados preliminares são esperados para o final de janeiro.

Público-alvo e Inscrições

Inicialmente, o estudo se concentra em pessoas acima de 50 anos que tomaram duas doses da Coronavac. No entanto, a equipe está buscando aprovação para incluir indivíduos acima de 18 anos. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (16) 4009-8140 ou procurar o Instituto do Câncer Brasil em Ribeirão Preto para obter mais informações e se inscrever. A participação é gratuita e inclui estacionamento no local.

Este estudo contribuirá significativamente para a compreensão da resposta imunológica a diferentes vacinas e variantes do vírus, auxiliando na definição de estratégias de vacinação mais eficazes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.