Sistema atmosférico deve favorecer a formação de um canal de humidade que pode ocasionar chuvas
Frente Fria atinge Sul e Sudeste
Uma nova frente fria que avança pelo Oceano Atlântico deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil a partir de amanhã, com impactos previstos até sábado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Formação de um Canal de Umidade
O sistema, aliado ao comportamento dos ventos na atmosfera, favorecerá a formação de um canal de umidade desde a Amazônia até o Sudeste. A persistência desse cenário por, pelo menos, quatro dias consecutivos pode gerar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que frequentemente causa chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Previsão de Chuvas Intensas
De acordo com o INMET, a ZCAS resulta de ventos em diferentes níveis da atmosfera, combinados com a formação de uma frente fria ou área de baixa pressão. Esse cenário deve provocar chuvas de forte intensidade em algumas regiões, incluindo Ribeirão Preto, que está sob alerta do Imet.
Leia também
A combinação da frente fria com a formação de um canal de umidade e a possível formação da ZCAS indica um período de chuvas significativas para as regiões afetadas. Recomenda-se acompanhar os boletins meteorológicos para atualizações.



