CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Insumos hospitalares comprados nas últimas semanas dariam para três anos em tempos normais, diz Nogueira

No auge da segunda onda da pandemia, os medicamentos adquiridos devem terminar em três meses
Insumos hospitalares
No auge da segunda onda da pandemia, os medicamentos adquiridos devem terminar em três meses

No auge da segunda onda da pandemia, os medicamentos adquiridos devem terminar em três meses

Após uma semana de lockdown em Ribeirão Preto, que restringiu atividades a delivery e drive-thru, a prefeitura avalia os resultados. O período teve restrições de circulação, e segundo o Comitê de Contingência do Governo Paulista, houve melhora no distanciamento social, com índices acima de 50% na quarta e quinta-feira, bem melhores que as médias de 41% a 42% das semanas anteriores. Houve melhora também no fim de semana, com exceção de uma queda na sexta-feira (48%).

Impacto nos leitos hospitalares

Apesar da melhora no distanciamento, houve aumento de internações, levando a prefeitura a ampliar o número de leitos de UTI Covid. Atualmente, a cidade opera com 92% de ocupação dos 286 leitos disponíveis – 56 a mais que no pico da onda anterior, em junho de 2020. A expectativa é de redução da pressão sobre os leitos nos próximos dias, apesar da estabilização em um patamar alto. A prefeitura dobrou a capacidade de armazenamento de oxigênio em UPAs e no Hospital Santa Lydia, e garantiu o fornecimento de medicamentos para intubação por pelo menos mais uma semana.

Situação atual e medidas futuras

No Hospital Santa Lydia, todos os 39 leitos de UTI estão ocupados, com pacientes de diversas idades, inclusive muitos jovens. A prefeitura mantém 11 leitos de UTI na UPA da 13 de Maio e três na UPA da UBS Central. A expectativa é de diminuição da pressão assistencial nos próximos dias, devido às restrições da fase emergencial e ao aumento do distanciamento social. A prefeitura aguarda o anúncio do governo estadual sobre a manutenção ou alteração da fase emergencial, mas planeja manter as restrições locais por mais uma semana, mesmo que o estado relaxe as medidas. Não há previsão de barreiras sanitárias ou antecipação de feriados.

Fiscalização e mensagem final

A fiscalização de aglomerações e eventos clandestinos conta com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e vigilância sanitária. O prefeito Arte Nogueira finaliza com um apelo à responsabilidade individual, enfatizando a gravidade da situação nos hospitais e a importância das medidas preventivas para evitar a necessidade de internação.

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.