CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Integrantes do coletivo Todas as Vozes deixam o mandato do vereador Ramon Faustino (Psol)

Anúncio foi feito na manhã desta segunda (11), em comunicado publicado nas redes sociais; há acusações contra o parlamentar
Vereador Ramon Faustino
Anúncio foi feito na manhã desta segunda (11), em comunicado publicado nas redes sociais; há acusações contra o parlamentar

Anúncio foi feito na manhã desta segunda (11), em comunicado publicado nas redes sociais; há acusações contra o parlamentar

Nesta tarde, o programa CBN discutiu dois temas relevantes da política em Ribeirão Preto. O primeiro abordou o fim da parceria entre o mandato coletivo do vereador Ramon Faustino e o coletivo Todas as Vozes.

Mandato Coletivo Encerrado

O coletivo Todas as Vozes anunciou o fim de sua parceria com o vereador Ramon Faustino, alegando violência política de gênero e raça contra as mulheres integrantes do grupo. O vereador, eleito em 2020 com 2.744 votos, atrásra conduzirá seu mandato individualmente. As mulheres do coletivo pretendem registrar um boletim de ocorrência formalizando as acusações. A Câmara Municipal deve apurar as denúncias para verificar se houve quebra de decoro parlamentar.

Implicações e Mandatos Coletivos

A discussão se estendeu para o funcionamento dos mandatos coletivos, questionando se a figura, criada para as eleições municipais de 2020, precisa de ajustes. Apesar de Ramon Faustino continuar como vereador, a dinâmica do mandato coletivo apresenta desafios, especialmente em relação à liderança e tomada de decisões dentro da Câmara. A possibilidade de expansão desse modelo para eleições estaduais e federais também foi debatida.

Acola Ribeirão: Uma Segunda Edição?

Outro assunto abordado foi a possibilidade de uma segunda edição do programa Acola Ribeirão, que distribuiu auxílio financeiro durante a pandemia. A Câmara Municipal devolveu R$ 6 milhões para a prefeitura, indicando a realização de uma nova rodada do programa. O Acola Ribeirão destinava R$ 600,00 para famílias em situação de vulnerabilidade, parcelados em três vezes. Apesar da Câmara ter aprovado a indicação, a prefeitura ainda não se manifestou oficialmente. A discussão também levantou questionamentos sobre a viabilidade de auxílios em ano eleitoral e a necessidade de avaliar a situação socioeconômica atual, diferente do contexto de lockdown da pandemia.

Em resumo, a conversa abordou temas importantes e complexos da política local, destacando a necessidade de transparência e apuração das denúncias de violência política, além da avaliação cuidadosa da necessidade e viabilidade de programas sociais em diferentes contextos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.