CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inteligência artificial prevê novos casos da Covid-19 no Brasil

Sistema foi desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. Confira!
previsão covid-19 brasil
Sistema foi desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. Confira!

Sistema foi desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. Confira!

Previsão de Casos de Covid-19 por meio da Inteligência Artificial

Uma pesquisadora da UFSCar desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de prever o número de novos casos de coronavírus no Brasil. A ferramenta, criada pela pós-doutoranda Lílian Biase, utiliza dados de buscas no Google para estimar a quantidade de infectados.

Como Funciona o Sistema

O sistema de IA é treinado para identificar a correlação entre o número de buscas por palavras-chave relacionadas ao coronavírus (como “álcool”, “máscaras”, “coronavírus”) e o número de casos registrados diariamente. Após um processo de aprendizado, o computador consegue criar modelos preditivos, baseados em árvores de decisão, que relacionam as buscas com a quantidade de novos casos. Com isso, ao inserir as informações de buscas de um determinado dia, o programa retorna uma estimativa do número de novos casos.

Precisão e Aplicações

Lílian Biase afirma que o sistema possui um grau de confiança de aproximadamente 95%. A ferramenta consegue diferenciar buscas motivadas por curiosidade daquelas feitas por pessoas possivelmente infectadas, que buscam informações sobre prevenção. Um ponto crucial é a capacidade do sistema em fornecer dados confiáveis mesmo em situações de subnotificação governamental ou falta de testes. Além disso, o estudo revelou mudanças no comportamento de busca online relacionadas à pandemia, semelhante ao observado em pesquisas sobre dengue e influenza.

O trabalho de Lílian Biase recebeu o Prêmio de Melhor Uso de Dados Públicos na Conferência de Ciência de Dados do Instituto Norte-americano Ken Kennedy. A pesquisa demonstra o potencial da inteligência artificial para monitorar e prever surtos epidemiológicos, oferecendo informações valiosas para a saúde pública.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.