Samuel Santos, repórter da CBN Ribeirão, traz os detalhes e traça rotas alternativas para os motoristas neste final de semana
Em Ribeirão Preto, diversas obras e interdições continuam impactando o trânsito, Interdições e obras, principalmente na região central e na zona oeste da cidade. As intervenções fazem parte de um cronograma de revitalização e melhorias que devem ser concluídas até maio deste ano.
Obras na região central: A Avenida 9 de Julho, Interdições e obras, cartão postal da cidade e patrimônio tombado, permanece com quarteirões totalmente interditados nos dois sentidos, entre a Avenida Independência e a Rua 7 de Setembro. Os cruzamentos com as ruas Maréchal Deodoro e Floriano Peixoto estão liberados. A revitalização inclui troca de galerias, reforço do solo e recolocação dos paralelepípedos.
Outras ruas próximas, Interdições e obras, como Elisio Guilherme, João Penteado, Quintino Bocaiúva e Bernadinho de Campos, apresentam maior fluxo e congestionamento devido às interdições. A obra também abrange a troca de galerias nas ruas São José e Marcôntese Salgado, entre a parte alta do centro e a Avenida Francisco Junqueiro.
Na última sexta-feira, houve nova interdição no cruzamento da São José com a Bernadinho de Campos, obrigando motoristas a utilizarem desvios pelas ruas Marcôntese Salgado, Campos Salas e Sete de Setembro. O cruzamento da Quintino Bocaiúva foi liberado recentemente, o que ajudou a aliviar o trânsito.
Além disso, seguem interditados quarteirões entre Bernadinho de Campos e Campos Salas, próximo ao Shopping Santa Úrsula, e entre Lafayette e Américo Brasilense. O cruzamento com a rua Floriano de Abreu está totalmente liberado.
Na Marcôntese Salgado, dois quarteirões estão fechados entre General Osório e Américo Brasilense, com o cruzamento da Rua Sebastião também interditado. As obras envolvem troca de galerias e utilização de maquinário pesado, exigindo cuidados redobrados dos motoristas devido ao asfalto aberto e terra exposta.
Interdições na zona oeste: Na zona oeste, duas importantes avenidas também estão com interdições. Na Antônio Helena Zerrena, entre as ruas Paraná Panema e Monte Alegre, o trânsito está interditado no sentido bairro, afetando bairros como Vila Tibério, Jardim Antártica, Monte Alegre e Sumarezinho. Motoristas precisam fazer desvios por ruas como Paraná Panema, Alberto Pajuaba, Coronel Camisão e Monte Alegre, resultando em trajetos mais longos e maior congestionamento nos horários de pico.
Na Avenida Pio XII, há interdição de um quarteirão entre as ruas Abílio Sampaio e Apáulo de Frontem, com obras de troca de galerias e drenagem para reduzir enchentes. O desvio para o sentido bairro é feito pela Apáulo de Frontem, seguindo para a Cadê Olem e retornando à Pio XII na região da Caramuru. Apesar de ser um caminho mais simples, o trânsito pode ficar mais lento nos horários de pico.
Recomendações para motoristas: Devido às obras, é recomendável que os motoristas planejem seus trajetos para evitar atrasos, utilizando rotas alternativas quando possível. A sinalização e os equipamentos de segurança nas áreas de obra devem ser respeitados, pois há redução de velocidade e aumento do risco de acidentes.
Panorama
As obras em Ribeirão Preto, que envolvem principalmente a troca de galerias e revitalização de vias, têm previsão de conclusão entre abril e maio de 2024. A Prefeitura destaca a importância dessas intervenções para a segurança e melhoria da infraestrutura urbana, apesar dos transtornos temporários causados no trânsito.



