Biólogo explica que estiagem prolongada afetou ‘florada das plantas’ neste ano
O inverno que se encerra deixa um saldo negativo, como muitos previam. De acordo com meteorologistas da Somar Meteorologia, foi o inverno mais seco desde 2000, considerando dados históricos do banco de dados da empresa, mesmo com as chuvas do fim de semana e da segunda-feira.
A Seca e seus Impactos
A estiagem prolongada resultou em um aumento significativo nos incêndios: 338 focos este ano, contra 186 no ano passado. Além disso, as temperaturas se mantiveram acima da média em diversos horários do dia.
Atraso na Florada
O biólogo Milton Grupo Jr. explica que a tão esperada florada pode demorar um pouco mais devido à seca prolongada. “A gente teve um período de seca muito prolongado por diversos meses e isso afeta um pouco a florada das plantas, por isso que a primavera ela pode atrasar para as plantas um pouquinho em relação a outros anos”, afirma. Apesar do atraso, a primavera, que vai até 21 de dezembro, trará mais chuvas para a região.
Leia também
A Primavera e a Esperança
Com a previsão de mais chuvas, especialistas acreditam que a vegetação se recuperará. A combinação de dias mais longos e maior disponibilidade de água estimulará a floração. Podemos esperar flores amarelas e brancas, acácias, mãe-de-cacau e flamboiãs em flor, embelezando a cidade. A perspectiva de mais chuvas na primavera é uma ótima notícia, principalmente considerando a riqueza da região em plantas nativas e exóticas.



