CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ipea revisa para cima projeção do valor adicionado do setor agropecuário para 2021

Dados divulgados mostram que pesquisadores revisaram de 2,2% para 2,6% a previsão do crescimento do PIB
valor adicionado agropecuário
Dados divulgados mostram que pesquisadores revisaram de 2,2% para 2,6% a previsão do crescimento do PIB

Dados divulgados mostram que pesquisadores revisaram de 2,2% para 2,6% a previsão do crescimento do PIB

Revisão para cima da projeção do PIB do agronegócio

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou positivamente sua projeção para o valor adicionado do setor agropecuário em 2021. A previsão de crescimento do PIB do setor passou de 2,2% para 2,6% em comparação com 2020. Este crescimento é dividido em 2,7% para a produção vegetal e 2,5% para a produção animal.

Fatores que influenciaram a revisão

A revisão para cima se deve à melhora no desempenho esperado de importantes produtos agrícolas e pecuários. Apesar da queda esperada na produção de café, algodão, milho e cana-de-açúcar, as altas na produção de soja, arroz e trigo impulsionaram o resultado positivo na produção vegetal. Na produção animal, houve crescimento em todos os segmentos (bovinos, suínos, aves, leite e ovos), compensando o desempenho abaixo do esperado da carne bovina pelos bons resultados de suínos e aves.

Desafios e perspectivas

Apesar do cenário positivo, a crise hídrica e as incertezas em relação à oferta e demanda de carne bovina (P4) representam riscos para a projeção. O aumento do consumo de carne suína e de frango, em substituição à carne bovina, devido ao seu preço elevado, contribuiu para os resultados positivos. A alta nos preços da carne bovina também impactou os consumidores, levando muitos a reduzir o consumo ou buscar alternativas mais acessíveis.

O agronegócio brasileiro demonstra resiliência, com crescimento em diversos setores, apesar dos desafios. A adaptação do consumo, com a substituição de produtos mais caros por alternativas, demonstra a dinâmica do mercado.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.